É preciso fazer matrícula e a inscrição? Qual é a diferença e como fazer?

O que é a matrícula? Porque tenho de fazer a matrícula?

A matrícula é o seu registo como aluno no Instituto. É feita apenas uma vez e é obrigatória para todos os estudantes internos que ingressam pela primeira vez no Instituto. Só após a matrícula pode efetuar a inscrição nas unidades curriculares. A matrícula realiza-se num prazo de 5 dias úteis a contar da data que recebe o e-mail de colocação no curso a que fez a sua candidatura. A matrícula é realizada no Portal do Candidato. Deverá fazer a autenticação com o mesmo nome de utilizador e password que utilizou para se candidatar.

O que é a Inscrição? Porque tenho de fazer a Inscrição?

Tem de fazer a sua inscrição anualmente na plataforma netpa às unidades curriculares (disciplinas) que pretendem frequentar no próximo ano letivo. Sem a inscrição às unidades curriculares não pode frequentar as aulas e outras atividades letivas, ser avaliado(a) às disciplinas e utilizar os recursos da Universidade, como por exemplo, acesso à biblioteca, as salas de estudo, aos recursos informáticos e outras estruturas de apoio social e ao ensino. A inscrição é realizada no netpa. De seguida deverá introduzir o seu código de aluno alfanumérico sem espaços, a22xxxxxx e clicar na opção Recuperar Password. Após a submissão do pedido, o sistema irá solicitar a introdução da nova palavra-chave através do URL enviado para o e-mail que registou na ficha de aluno. Recomendamos que adicione o email gestao.utilizadores@mail.ulusofona.pt à lista de endereços fidedignos, e verifique na diretoria de spam se existem e-mails enviados do endereço de recuperação. Agora já pode fazer a sua inscrição no netPA (Portal Académico – secretaria virtual), às unidades curriculares (disciplinas), do seu curso.

Como posso fazer a minha matrícula?

No Portal do Candidato. Deverá autenticar-se com o mesmo nome de utilizador e password que utilizou para se candidatar. No resumo da candidatura escolher a opção – Matricular.

Em seguida deverá aceder ao netPA e efetuar a inscrição.

Como posso fazer a minha inscrição?

Consulte os procedimentos relativos à inscrição em netPA aqui.