Não consigo visualizar as minhas disciplinas no Moodle. O que fazer?

Verifique no netPA se as suas inscrições estão corretas e se não tem valores pendentes.

Caso esteja inscrito e tenha a sua situação financeira regularizada, siga os passos abaixo.

    1. Aceda à plataforma Moodle.

    2. Abra a tabela dos filtros de pesquisa e visualização.

    3. Selecione a opção “Todas (exceto removidas da visualização)”.

Como posso conectar-me ao WiFi do Instituto?

1. Em primeiro lugar abra a função wi-fi, nesta encontrará a opção de se conectar à rede “eduroam” e basta selecioná-la.

2. De seguida introduza as suas credenciais. Estas vão ser-lhe pedidas para realizar o seu acesso.

  • User: axxxxxx@mso365.ipluso.pt ou pxxxx@mso365.ipluso.pt ou fxxxx@mso365.ipluso.pt
  • Password: a mesma da secretaria virtual
  3. Verifique neste passo se o utilizador introduzido condiz com o seu email institucional.     4. Por fim, ao realizar o seu primeiro acesso à rede wi-fi, deverá selecionar a opção “Ligar” e estará conectado à nossa rede.

Como posso realizar ou renovar a inscrição?

1- Aceda ao netPA com os seus dados de aluno. 

2- No menu Atividades Letivas escolha: Matrícula/Inscrição.

3 – Escolha: Iniciar Matrícula/Inscrição 

4 – Aceite os termos e condições de utilização.

5 – Escolha o semestre e as disciplinas e clique em seguinte.

6 – Escolha o semestre e as disciplinas e clique em seguinte.

7 – Confirme.

8 – Pode agora imprimir para PDF o seu comprovativo.

Para mais esclarecimentos contacte os Serviços Académicos (info@ipluso.pt).

Nota: os Alunos Externos (1ª vez) devem preencher o Boletim de Inscrição e efetuar o seu upload no Portal do Candidato. No caso em que já estiveram inscritos como Alunos Externos devem verificar a sua situação nos Serviços Académicos.

Como efetuar um pedido no netPA?

1) Aceda ao netPA com os seus dados de aluno.

2) Clique em “Atividades Letivas” – “Requisitar Pedidos”.

3) Selecione um dos tipos de pedidos que pode efetuar (ver lista abaixo) e clique em seguinte.

  1. Adiamento de entrega de dissertações/teses
  2. Alteração de dados de faturação
  3. Anulação de inscrição da(s) unidade(s) curricular(es)
  4. Conteúdos Programáticos do curso (FUC)
  5. Conteúdos Programáticos por Unidade Curricular (FUC)
  6. Cópia de Prova de Exame
  7. Declaração de dívida
  8. Declaração de inscrição para aluno externo estrangeiro | Internacional
  9. Declaração de inscrição para estudante estrangeiro Internacional
  10. Declaração de matrícula para estudante estrangeiro | Internacional
  11. Estatuto trabalhador estudante – entrega de documentação
  12. Inscrição a exames de época especial
  13. Inscrição a unidades curriculares
  14. Questões Financeiras
  15. Revisão de Classificação de Prova Avaliação Contínua
  16. Revisão de Classificação de Prova Exames

4) Descreva neste campo a informação necessária para cada um dos pedidos. Consulte o descritivo no pedido que pretende efetuar da informação que deve constar. Após preenchido clique em seguinte.

5) Verifique o seu pedido e se estiver completo clique em confirmar. Caso pretenda pode voltar atrás clicando em anterior.

6) Após confirmar surge no ecrã a imagem de confirmação de registo do pedido (ver imagem abaixo).

Para mais esclarecimentos contacte os Serviços Académicos (info@ipluso.pt).

Lembretes: 

  • Para solicitar o estatuto trabalhador-estudante poderá efetuar upload das declarações. 
  • Quando efetuar um tipo de pedido e até receber resposta ao mesmo não será possível efetuar novo pedido com o mesmo assunto de forma a melhorarmos a gestão dos pedidos e respetivas respostas. 

Como ativar as notificações na APP?

1. No canto superior direito, carregando nos pontos aparece a opção Definição de Notificações e depois basta Ativar.


 

2. Depois receba os alertas a avisar de: Data, hora e sala para exame – Antes do exame irá ser notificado sobre o local e hora onde o mesmo se irá realizar. Lançamento de notas – Sempre que uma nova nota for lançada receberá uma notificação a avisar.


Existe uma APP do Moodle?

Sim. Pode descarregar a APP do Moodle disponível para iOS e para Android e ter acesso no seu telemóvel a tudo o que é disponibilizado na versão desktop.

Siga os passos abaixo:

1 – Na APP Store para iOS ou na Google Play descarregue a APP Moodle.

2 – Escolha o seu perfil de Aluno ou Docente.

3 – Insira o url do Instituto ou ler QR Code (imagem abaixo).  

4 – Ligue-se ao site abaixo.



5 – Aceda com os seus dados de aluno ou docente.


O que é o Microsoft Teams?

O Microsoft Teams é uma aplicação de colaboração que permite a realização de chamadas, videoconferências, partilha de documentos e calendários num só local.
Equipas – Encontre canais para participar ou crie o seu próprio canal. Nos canais, pode realizar reuniões locais, ter conversas e partilhar ficheiros.
Reuniões – Agende reuniões online e faça a gestão dos participantes.

Como posso adicionar a minha foto no Zoom de modo a que o Docente saiba quem eu sou?

Passos

1. Aceda ao Colibri (Zoom).

2. Escolha a opção Entrar ou a opção Agendar.

3. Da lista de Instituições, escolha a Universidade Lusófona.

4. Coloque o vosso utilizador – axxxxxxxx (inclua o “a” + número de aluno).

5. Coloque a sua password (a mesma utilizada no acesso ao Moodle e netPA).

6. Aceda à opção Perfil que se encontra no menu do lado esquerdo.

7. Altere a sua Fotografia.

8. Verifique se o seu nome está correto.

Tutorial

Consulte o guia: Como editar a foto de perfil do estudante?

IMPORTANTE: Use uma foto que permita a sua fácil identificação (tipo passe por exemplo). Não use fotos de paisagens, marcas ou outras.

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