Tive um acidente pessoal. O que fazer?

Em caso de acidente, dirija-se a um prestador clínico pertencente à rede da Seguradora (em Lisboa: Centro Clínico de Lisboa do SBSI/SAMS, Rua Fialho de Almeida, n.º 21, 1070-128 Lisboa Tel.: 213 811 800) e apresente o número da apólice de seguro.

É da responsabilidade do aluno fazer a participação do sinistro, e entregar nos serviços competentes do IPLUSO, anexando todos os documentos respeitantes ao mesmo.

Saiba mais sobre Acidentes Pessoais Escolar aqui.

O meu Diploma/Certificado de Habilitações é emitido por uma Universidade Estrangeira. Como faço a sua autenticação?

Os diplomas e certificados têm de evidenciar as circunstâncias da sua emissão de forma fidedigna e devem ser autenticados pelo Consulado Português no país emitente ou, se for caso disso, apostilados, nos termos da Convenção de Haia, pelas entidades competentes do Estado emitente, e traduzidos para a língua portuguesa por tradutor ajuramentado quando estiverem elaborados em língua diferente da portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa.

Como recuperar / obter a password de aluno?

Para obter a password de aluno, que dá acesso às plataformas administrativas e pedagógicas (netPA e Moodle) consulte o netPA – Entrar, escolha a opção “Esqueceu a palavra passe”.

  De seguida, introduza o seu código de aluno alfanumérico sem espaços, (a22xxxxx) e clique na opção Iniciar processo de definição de password.

Após a submissão do pedido, o sistema irá solicitar a introdução da nova palavra-chave através do URL enviado para o email registado na ficha de aluno.

Recomendamos que adicione o email gestao.utilizadores@mail.ulusofona.pt à lista de endereços fidedignos, e verifique na diretoria de spam se existem emails enviados do endereço de recuperação.  

Como solicitar documentos (certificados, declarações)?

Siga os passos abaixo.

1) Aceda ao netPA – Portal de Serviços Académicos.

2) Aceda a “Atividades Letivas” – “Requisitar Documentos”.

3) Selecione um dos documentos que pode requisitar (ver lista abaixo) e clique em seguinte.

  Documentos em formato papel:

    1. Carta de Curso.
    2. Carta de Curso + Certidão Final de Curso.
    3. Certidão de Registo.
    4. Certidão Final de Curso.
    5. Certidão Final de Curso Não Conferente a Grau.
    6. Certidão (2ª Via ou Intermédio).
    7. Declaração de Ausência de Dívida.
    8. Declaração de Inscrição a Disciplinas.
    9. Declaração de Matrícula com Aproveitamento.
    10. Declaração de matrícula: estatuto trabalhador/estudante.
    11. Declaração de não prescrição de matrícula no ensino superior.
    12. Declaração de valores a pagar.
    13. Declaração de valores pagos.
    14. Segunda (2ª) via do suplemento ao diploma.
Documentos Online- Exclusivamente digitais e para uso digital:
    1. Declaração de matrícula genérica.
    2. Declaração Matricula para Passe Sub23.

 

4) Compre o documento e selecione o modo de entrega. Se o pretende em língua inglesa, coloque essa informação nas observações.

5) Confirme o documento.

6) Obtenha o comprovativo e pague o emolumento do pedido seguindo os passos descritos aqui.

7) Aguarde a emissão do documento. Para consulta dos prazos de emissão de certidões consulte o art.º 27 do Regulamento Pedagógico.

8) Verifique o estado do documento e faça o download do mesmo (se aplicável) realizando os procedimentos descritos aqui.

Pode solicitar o envio de qualquer documento via CTT (Certidões/declarações/Conteúdos Programáticos) exceto Diplomas. O envio Nacional tem um custo de 10,00€ (incluindo ilhas) e o Internacional de 50,00€. Deverá enviar e-mail para info@ipluso.pt com a indicação da morada.

Para levantamento presencial deverá ser o próprio ou alguém em sua representação. Saiba como aqui.

Para mais esclarecimentos contacte os Serviços Académicos (info@ipluso.pt).

Pretendo anular a minha matrícula, como posso fazer?

Para anular a inscrição no ano letivo, deverá efetuar um pedido de Anulação de Unidades Curriculares no seu netPA, seguindo os procedimentos descritos aqui.

Para mais esclarecimentos contacte os Serviços Académicos (info@ipluso.pt).

Se este procedimento for solicitado após três meses de início do semestre, terá que efetuar o pagamento integral do semestre em questão. Caso haja unidades curriculares anuais, a anulação das mesmas pressupõe o seu pagamento até ao final do ano letivo. Caso tenha valores em dívida, deverá liquidar os mesmos ou solicitar plano de pagamento de forma a anular a inscrição no ano letivo. Caso não esteja abrangido pelas situações anteriormente referidas, a anulação da inscrição no ano letivo não tem encargos.

Deverá consultar o art.º 10º do Regulamento de Pagamento de Propinas e Emolumentos.

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  • Rua do Telhal aos Olivais n8 - 8a 1950-396 Lisboa
  • Campo Grande, 376 1749-024 Lisboa